Publicidade

Cleitinho e Falcão são eleitos no 1º turno e Patos de Minas voltará a ter um vice-governador de Minas Gerais

OUVIR MATÉRIA
00:00
--:-- 🔊

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) foi eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno das Eleições 2026. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite deste domingo (4), após a apuração das urnas em todo o estado.

Publicidade

Com 99,99% das urnas apuradas, Cleitinho recebeu 6.321.351 votos, o equivalente a 55,40% dos votos válidos, garantindo a vitória sem a necessidade de segundo turno. A chapa tem como vice-governador o ex-prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, também do Republicanos.

A vitória coloca novamente Patos de Minas em destaque no cenário político estadual. A partir de 2027, Falcão ocupará o cargo de vice-governador de Minas Gerais, fazendo com que o município volte a ter um representante no segundo posto mais importante do Executivo estadual.

Terceira vez que Patos de Minas e região terá um vice-governador

Com a eleição de Luís Eduardo Falcão, Patos de Minas terá um vice-governador de Minas Gerais pela terceira vez.

Antes dele, Arlindo Porto e Antônio Andrade, ambos ligados à política regional, também ocuparam o cargo de vice-governador do Estado.

Falcão foi prefeito de Patos de Minas e, durante a campanha de 2026, integrou a chapa de Cleitinho na disputa pelo Governo de Minas. A candidatura foi oficializada pelo Republicanos em agosto, após uma série de mudanças e negociações dentro da legenda.

Campanha marcada por reviravoltas

A campanha de Cleitinho começou em meio a incertezas sobre sua candidatura. Após divergências internas no Republicanos, o senador chegou a anunciar a desistência da disputa, mas posteriormente retomou o projeto de concorrer ao Governo de Minas.

Em agosto, o partido confirmou oficialmente a chapa formada por Cleitinho e Falcão. Durante a campanha, a dupla percorreu diferentes regiões do estado e utilizou uma estratégia fortemente baseada na mobilização de apoiadores e nas redes sociais.

Comemoração em Patos de Minas é cancelada

A vitória também era esperada para ser comemorada em Patos de Minas. Uma programação havia sido planejada no Galpão do Produtor, mas Falcão e integrantes da campanha não conseguiram deixar Divinópolis, onde acompanhavam a apuração e a comemoração da vitória.

Com isso, o compromisso em Patos de Minas acabou sendo cancelado. A vitória, entretanto, marca um momento histórico para o município, que voltará a ter um representante direto no comando do Governo de Minas Gerais.

Cleitinho e Falcão assumirão os respectivos cargos em 1º de janeiro de 2027, iniciando um novo ciclo no Executivo estadual.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Foto: Patos Hoje 

Publicidade
Publicidade

LEIA TAMBÉM

Publicidade